Todo negócio depende de lucros que cubram os custos e que estejam dentro dos valores que o mercado está disposto a pagar. No entanto, para fazer isso é fundamental saber definir corretamente a margem de lucro. Visto que é a partir do seu cálculo que é possível precificar de maneira adequada.
Pensando nisso, selecionamos para você as principais informações sobre a margem de lucro. Conheça a seguir um pouco mais sobre o que ela significa e como calculá-la corretamente.
O que é a margem de lucro?
De maneira objetiva:
- trata-se da porcentagem adicionada aos custos totais de um produto ou serviço. Por meio desse valor é formado o preço final, determinando também o percentual de lucro sobre cada venda.
Nesse sentido, a margem de lucro está diretamente ligada à precificação e à lucratividade em relação ao investimento realizado.
Vale destacar que ela varia conforme o setor e, muitas vezes, até de empresa para empresa. Por isso, estudar a sua concorrência é determinante para lucrar de forma sustentável.
Qual sua importância?
💡 O objetivo da margem de lucro é definir valores eficazes para manter a competitividade e a saúde financeira da empresa.
Por isso, esse dado é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Até porque, formar preços que não cobrem os custos ou não satisfazem o mercado é a fórmula para a falência.
Conheça também: 4 soluções de armazenagem para você organizar seu estoque.
Como calcular a margem de lucro?
O cálculo em si, é bem simples. Contudo, antes de aplicarmos a sua fórmula, é preciso saber calcular o lucro líquido, já que ele definirá se a empresa está obtendo ganho ou tendo prejuízos.
Basicamente, a precificação dos produtos deve estar acima dos custos e despesas que a empresa teve ao produzir. Portanto, caso o resultado esteja abaixo dos gastos, o negócio está tendo um prejuízo. De forma simples:
- LUCRO LÍQUIDO = VENDAS LÍQUIDAS (RECEITAS) – (CUSTOS E DESPESAS TOTAIS).
Conhecendo o lucro líquido, basta aplicar a fórmula da margem de lucro:
⭐ MARGEM DE LUCRO = (LUCRO LÍQUIDO / RECEITA TOTAL) x 100
Para exemplificarmos melhor a aplicação dessa fórmula, tomaremos como exemplo um lucro líquido de R$ 1.000,00 com receitas de R$ 2.500,00 de um negócio. Desse modo, encontramos a margem de lucro com o cálculo:
- MARGEM DE LUCRO = 1000 / 2.500 x 100%
Logo, a margem dessa negociação é de 40%. Esse resultado representa que para cada real obtido nessa venda a empresa tem cerca de 40 centavos de lucro.
Como deu para notar, ter ciência desse cálculo permite otimizar a precificação e garantir a sustentabilidade do negócio.
Então, agora que você sabe o que é e como fazer o cálculo, aplique para garantir bons resultados. Esperamos ter lhe ajudado a conhecer essa fórmula que, apesar de simples, é indispensável.