Qual o tipo de mobiliário utilizar para obter melhores resultados no varejo?

Facebook
LinkedIn

Na hora de investir em itens que prometem melhores resultados no varejo é preciso estudar bem a relação custo e retorno. Já que, nem sempre é o preço que define o quanto um produto pode atender. 

A escolha do mobiliário, por exemplo, gera ótimos resultados quando a aquisição é assertiva. Porém, para selecionar o mobiliário ideal para o seu varejo é preciso considerar alguns aspectos. 

Sabendo disso, neste post, selecionamos o que você deve observar na hora de escolher o mobiliário para o seu negócio. Veja cada dica e aprenda a selecionar desde as gôndolas ideais até a mobília para o seu estoque.

Estude o espaço disponível

Conhecer o espaço disponível para armazenar os itens do seu varejo é o passo inicial para não errar na escolha. Assim, com o auxílio da planta baixa, uma fita métrica, papel e caneta, faça as medições e desenhe o layout ideal. 

Com esses valores em mente, é possível dimensionar as medidas de cada móvel e escolher o que melhor aproveitará o perímetro, ou seja, saber onde ficarão e o tamanho de cada sessão de gôndolas, porta pallets, check-outs etc.

Verifique as características da carga a ser armazenada

Outro aspecto fundamental na escolha de um mobiliário, para atingir bons resultados no varejo, é a característica de cada carga. Por isso, analise todos os dados do produto antes de armazená-lo no estoque ou nas gôndolas. 

Para isso, vale a pena observar:

  • se é perecível ou não;
  • o seu peso;
  • o tipo de embalagem;
  • se necessita de refrigeração;
  • o tamanho de cada item;
  • a forma de empilhar.

Confira a compatibilidade do móvel com o material

Com as características da carga e espaço disponível em mente, escolher as dimensões e materiais do móvel não fica difícil. Existem Porta Pallets de aço, por exemplo, que suportam as mais diversas cargas facilitando muito o estoque. Agora, se considerarmos a necessidade do atacarejo, móveis híbridos são os melhores para a organização do estoque e exibição dos produtos.

Ainda, é interessante considerar os modelos slim e mini, para os espaços limitados. Além disso, vale a pena ponderar sobre as gôndolas e os expositores específicos para o modelo de negócio — uma vez que os móveis próprios têm a capacidade de melhorar a visibilidade dos itens na prateleira. Sem falar na otimização do espaço e na administração na hora de repor o estoque.

No Grupo SA. você encontra expositores próprios para: mercados, lojas de materiais de construção, farmácias, entre outros. 

Considere a comunicação visual da sua marca

Por fim, definir as cores do móvel ajuda a reforçar a comunicação visual da sua marca. Inclusive, uma opção equivocada pode até comprometer a lembrança visual de um estabelecimento. Muitas vezes, a escolha errada das cores das gôndolas pode até favorecer a comunicação da concorrência. Tendo isso em mente, considere as cores da sua marca para tomar a decisão certa. 

Conheça, ainda: 3 dicas para fazer gestão de supermercado mais eficaz.

Agora que você conheceu o processo para uma boa seleção de mobiliário, que pode otimizar os melhores resultados no varejo, faça ótimas escolhas. Esperamos ter lhe auxiliado nesse processo. Até mais!

Veja outras publicações

O que é a curva ABC e como ela pode ajudar na gestão de estoque

Diversas empresas que trabalham com fluxo constante de vendas, chegam a ter problemas com o controle de estoque. Por isso, realizar uma gestão eficaz do seu estoque é essencial. Até porque, o desempenho das vendas também depende do seu mix de produtos ofertados. Nesse sentido, um dos métodos mais interessantes para acertar é usar a Curva ABC.