Estoque de segurança: como fazer e contornar os imprevistos

Facebook
LinkedIn

Saber como controlar o estoque é um diferencial muito importante para qualquer negócio. Afinal, é necessário garantir uma produção contínua ou não perder vendas durante períodos de pico, como datas comemorativas. Logo, seja o seu negócio uma indústria, loja física ou e-commerce, é preciso aplicar o estoque de segurança.

Pensando nisso, selecionamos para você as principais informações para saber como fazer um estoque de segurança e contornar os imprevistos. Desse modo, veja como garantir que a sua empresa fique segura e que não perca desempenho por falta de estoque.

Estoque de segurança: como fazer e contornar os imprevistos

1. O que é o estoque de segurança?

Como o próprio nome já sugere, o estoque de segurança é uma estratégia para que a empresa fique segura. 

Essa segurança, por sua vez, é garantida quando o estoque possui uma quantidade ideal para não perder ou atrasar vendas. Isto é, exige a manutenção de uma quantidade extra de no estoque para que ele nunca falte.

2. Vantagens do estoque de segurança

Entre as principais vantagens de garantir manter essa reserva de estoque, podemos citar:

  • cumprir prazos de entrega sem comprometer a qualidade;
  • manter o fluxo de produção;
  • reduzir a contratação de funcionários temporários;
  • diminuir os gastos de armazenagem;
  • reduzir o acúmulo desnecessário de produtos sazonais, entre outras vantagens.

Você também consegue perceber se não está acertando com o seu estoque. Para isso, basta observar se há produtos faltando, ou produtos sobrando. Em ambos os casos há prejuízos e significam que você não está fazendo uma previsão adequada.

3. Como fazer o estoque de segurança

Para fazer um estoque de segurança eficaz, você precisa coletar informações e analisar o seu histórico de vendas. Pois, só é possível fazer previsões sobre como serão as suas vendas através da interpretação do comportamento dos seus consumidores. 

Assim, a partir dessas informações, você consegue criar uma expectativa realista e estar cada vez mais próximo do equilíbrio entre o volume do estoque mas econômico e o crescimento da sua demanda. 

De fato, chegar nesse equilíbrio não é simples e nem imediato, contudo, todo o processo é de aprendizagem contínua. Pois, a prática somada às análises serão a escada para atingir esse objetivo para localizar o estoque ideal.

Para ser preciso, calcule a sua previsão de demanda. Geralmente é a relação do tempo que demoram para chegar do fornecedor e o prazo costumam ser vendidos. Além disso, busque a melhor logística de reposição. Para isso, contate os seus fornecedores e veja as melhores formas de repor as mercadorias. Lembrando sempre de buscar balancear o melhor preço e prazo sem prejudicar a qualidade.

Investir em excesso em produtos para estoque de segurança também é um erro. Uma vez que quando não são vendidos, no prazo esperado, você eventualmente terá gastos desnecessários. Desse modo, vá montando aos poucos o seu e aumentando conforme a necessidade.

Por tudo isso, esperamos ter lhe ajudado a entender como funciona o estoque de segurança e como fazer o seu. Siga todos os processo e revise-os continuamente para saber se está fazendo um bom trabalho. Com o tempo e a dedicação você logo encontrará o equilíbrio ideal do seu estoque de segurança. Até mais!

Veja outras publicações

O que é a curva ABC e como ela pode ajudar na gestão de estoque

Diversas empresas que trabalham com fluxo constante de vendas, chegam a ter problemas com o controle de estoque. Por isso, realizar uma gestão eficaz do seu estoque é essencial. Até porque, o desempenho das vendas também depende do seu mix de produtos ofertados. Nesse sentido, um dos métodos mais interessantes para acertar é usar a Curva ABC.