Saber como definir e segmentar o seu público-alvo é um desafio, porém que vale a pena ser feito. Afinal, com esses dados, a sua empresa pode garantir grandes vantagens competitivas no mercado.
O público-alvo trata-se de uma parcela dos consumidores para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing. O objetivo dessa definição é ser assertivo nas estratégias de comunicação, escolha de produtos e nas melhorias.
Esse grupo de pessoas ou organizações têm certos padrões semelhantes como consumidores. Logo, para definir e segmentar o seu público-alvo, são necessárias várias pesquisas envolvendo fatores comportamentais e demográficos.
Pensando nisso, criamos este post. Continue a leitura e fiquei por dentro do assunto!
O que saber para definir o público-alvo?
As informações mais buscadas para definir o público-alvo são:
- Idade;
- Sexo;
- Formação educacional;
- Poder aquisitivo;
- Classe social;
- Localização;
- Hábitos de consumo.
Como público-alvo, podemos exemplificar o seguinte: homens, entre 25 e 37 anos, residentes de João Pessoa, com formação superior, com renda entre R$ 3000 e R$ 5000, apaixonados por motociclismo.
Por que definir um público-alvo?
A empresa que não tem um público-alvo pode sofrer vários prejuízos a longo prazo. Isso porque, quando não se sabe para quem se direcionar, será necessário muito mais investimento para ser assertivo.
Além disso, entre as maiores vantagens de acertar o público-alvo, podemos citar:
- identidade e linguagem mais carismática e eficaz;
- facilidade para criar conteúdos relevantes;
- visualização dos melhores canais e eventos para ter presença;
- boa noção de quando fazer lançamentos, promoções, postagens etc.;
- maior identificação de possíveis melhorias.
Veja, ainda: 5 dicas para um atendimento de qualidade.
Afinal, como definir e segmentar o seu público-alvo?
As pesquisas são o caminho mais objetivo e eficiente para entender quem é o seu público-alvo. Desse modo, identifique por meio de enquetes e questionários entendendo:
- dados demográficos;
- o que desejam;
- o que esperam;
- como preferem pagar;
- preferências de entrega;
- modelos de atendimento mais eficazes;
- produtos mais relevantes;
- qualidade e outros pontos importantes.
Para tanto, tente fazer com que muitos dos seus consumidores respondam às pesquisas por meio de recompensas.
Isso vale tanto no varejo físico quanto nos canais digitais da sua empresa. Caso seja um questionário presencial, demonstre que há sigilo nas respostas e que podem ser respondidas rapidamente. Para isso, disponibilize um móvel, caixa ou urna para armazenar as respostas. Além, é claro, de optar por formatos ágeis com respostas de “sim” e “não” ou apenas de marcar com um “X”.
Ainda, evite questionamentos irrelevantes e que deixam a pesquisa repetitiva ou cansativa. Tenha um foco e seja claro nos enunciados. Lembrando, nada de entrevistas cara a cara, deixe que o consumidor responda tudo por si mesmo. O máximo a se fazer é direcionar o consumidor ao questionário e oferecer suporte quando necessário.
Registre, compartilhe e incorpore
Por fim, registre todas as informações coletadas do seu público-alvo, por meio de uma planilha. Assim, será muito mais simples compartilhar com a sua equipe para que todos estejam alinhados em estratégias mais direcionadas.
Agora que você sabe como definir e segmentar o seu público-alvo, faça um bom planejamento das suas estratégias. Temos certeza que definindo o destino certo, as suas ações serão ainda mais relevantes e eficazes. Esperamos ter ajudado nesse processo. Até mais!