Geórgia Costa nasceu em Salinas, no Norte de Minas. Ainda cedo partiu para São Paulo, a fim de encontrar melhores condições de estudo.
Estudou agronomia, formando-se no curso técnico, onde conheceu seu esposo.
Mãe de dois filhos (Bernardo e Bruna), Geórgia sempre trouxe na veia a força e a vontade de vencer.
Quando vieram para Belo Horizonte, para ajudar o esposo, Geórgia montou uma pequena confecção de roupas íntimas.
“Ainda me lembro do preço da primeira máquina de costura”, afirma orgulhosa. Seu negócio lhe proporcionava a proximidade com os filhos, e gerava renda para familiares de sua cidade.
Porém, após gastar todas as economias da família na compra de um automóvel e na aquisição de matéria-prima, o destino lhes preparou um golpe.
O carro foi roubado com todo o material dentro, e seu marido ficou doente.
Sem capital para reinvestir e cuidando do marido, Geórgia viu seu pequeno negócio perder fôlego.
Voltou para o mercado de trabalho, atuando como assessora parlamentar, mas não era isso o que ela queria para sua vida.
Após iniciar um curso de contabilidade, decidiu que deixaria o trabalho ligado a política e viraria a chave do seu destino.
Cadastrou-se no site da FIEMG, onde recebeu a indicação de uma vaga para estágio no Grupo SA. A nova estagiária começava sua jornada no Grupo SA em 2014.
“Comecei no PCP, organizando Notas Fiscais e criando processos” afirma. “Ainda hoje existem procedimentos que foram estabelecidos naquela época”, ressalta com entusiasmo.
Geórgia afirma que, a liberdade para mostrar seu trabalho foi uma das coisas que mais lhe chamou a atenção quando começou no Grupo SA.
“Eu era uma estagiária com pouco mais de um mês de casa, e me vi numa reunião com o presidente da empresa me ouvindo de igual para igual”, relembra.
Seu estágio foi renovado, depois por mais seis meses, até que, no fim do segundo semestre, foi convidada para assumir uma vaga efetiva no setor financeiro.
Movida por desafios, Geórgia aceitou, e encontrou ali o seu lugar. Passou a atuar no “contas a receber”, sempre procurando otimizar os processos.
Sua eficiência e espírito de liderança fez com que fosse promovida a coordenadora do setor financeiro.
Recentemente, Geórgia Costa foi promovida a gerente financeira e já faz planos para o médio e longo prazos.
“Estou mapeando todos os nossos processos, internos e externos, para tentar otimizar, em primeiro lugar, a comunicação do setor”, ressalta.
De acordo com Geórgia, o próximo passo é estruturar modelos de automação que minimizem erros e proporcione mais velocidade nas operações.
“Se a empresa for um tabuleiro de xadrez, o nosso setor é o rei, no financeiro está o xeque-mate da saúde de qualquer organização”.
Por fim, Geórgia Costa é uma baita profissional, com qualidades excepcionais e dona de uma proza típica do Norte Mineiro.
Antes que terminássemos, a Gerente Financeira fez questão de lembrar das peças que a ajudaram a chegar onde está hoje.
“Hoje tenho só é que agradecer ao Vander Lúcio, por toda paciência que teve comigo quando eu era estagiária. Só hoje percebo como fazia perguntas aleatórias para ele e como ele sempre foi paciente e solícito em me responder”, comenta entre risos. Ao Moacir, meu antigo gerente, foi quem viu potencial em mim e me ajudou quando eu era ainda uma estagiária. Ao Zé Carlos, pela simpatia, o companheirismo e todas os aprendizados. E principalmente ao nosso presidente Valdenir pela oportunidade, confiança e pelo trato sempre respeitoso e produtivo, desde que eu cheguei aqui”.
Parabéns, Geórgia! Que sua gestão seja brilhante, assim como sua trajetória tem sido até aqui.
Grupo SA
Confiança feita de colaboradores de aço!